domingo, 29 de julho de 2012

Pai Luiz Coimbra D'Oxalá

(Pai Luiz Coimbra D'Oxalá e sua esposa Isabel D'yemanjá)


Hoje a entrevista é com Pai Luiz Coimbra D'Oxalá que mora no bairro da Quinta, ele e sua esposa Isabel D'Yemanjá atualmente são Filhos de Santo da Mãe Silmar D'Oxalá que tem seu ylê no bairro Parque Marinha.
Luiz Coimbra é pronto na Religião á 9 anos e a primeira entidade que recebeu foi o Exú Maioral, a 15 anos. Ele comenta que não se considera um "Pai de Santo"  e sim um Zelador da Umbanda, ele fala também que escreveu um livro com histórias de Preto-velhos contadas pelo Preto-velho dele e de outras pessoas também mas que ainda não foi publicado.



                                                           (Pai Luiz Coimbra D'Oxalá)


ENTREVISTA



Como iniciou sua trajetória religiosa?


* Geralmente as pessoas entram pra religião por doença ou pela própria opção religiosa, pela família já fazer parte da religião e no meu caso foi diferente por que eu estava me preparando pra ser padre, mas acabei tendo algumas decepções e acabei procurando o avô do meu compadre que tinha casa de religião, nós conversamos e fiquei confortado, tempo depois eu voltei e ele jogou os Búzios e fiquei impressionado e me encantei por aquilo. Abandonei o seminário, frequentei também  o Kardecismo, logo depois comecei a frequentar a casa do Pai Ronei onde se deu minha iniciação religiosa. 
>Qual é sua posição com sua família em relação à religião?


* Eu acho que devemos dar permissão a família da gente de ter sua opção religiosa, a gente incentiva os filhos a seguir numa coisa que a gente quer e que gosta,mas você não pode induzir a ter a mesma religião que nós. Se minha filha mostrar interesse em entrar para minha religião, apenas por que ela gosta, eu pediria pra ela aguardar um pouco mais até para não cometer o erro, que hoje, alguns cometem.

>Qual a sua opinião sobre a Modernidade na Religião?

Existe muita coisa na nossa religião que tem  que evoluir, mas tem coisas que é de mais, por que a religião ta evoluindo mas  estão esquecendo o fundamento. A nossa religião tem que evoluir mas sem perder a essência. 

> Você tem casa de Religião ativa?




* No momento minha casa não tem movimento de religião pelo local onde moro,mas já teve e eu pretendo mudar para um lugar onde eu possa dar continuidade nos meus trabalhos. Por isso, no momento eu me considero mais um Zelador da religião do que um Pai de Santo, pois tenho meus Santos e tudo mais na minha casa.

>Por que algumas imagens de Santos Católicos são utilizadas pela Umbanda mas com outros nomes?

Quando os negros vieram para o Brasil criaram a Umbanda, e sendo escravos eles tinham o direito de aceitar a religião do País que era o catolicismo por que os portugueses eram todos Católicos e eles só aceitavam se os que tivessem abaixo deles fossem Católicos. Então o negro veio com seus Orixás  para o Brasil e descobre que não tem lugar pra eles, ou seja o negro veio escravizado e os Orixás vieram escravizados junto, então ele pegou uma pedra do rio (Ocutá) que é uma pedra viva e em um altar colocava aquela pedra atrás da imagem. A justificativa que o negro dava para chamar, por exemplo, N. Sra. Aparecida de Oxum era que na língua dele, na África, Aparecida é Oxum e assim eles podiam cultuar seus Orixás. 
>O que é ritual da Balança? E por que não pode soltar as mãos?



  A Balança só é feita em um Batuque que foi cortado "Quatro Pé",a partir do momento que se fez uma obrigação de Quatro pé no Batuque principal, o primeiro Batuque, terá a Balança por que foi utilizada uma quantidade muito grande de energia (sangue) dentro de um casa então é preciso dar vasão a essa energia e qual forma se tem para dar vasão?! 
Ex.:Se você tem um tarro de barro com um furinho embaixo tampado, se você coloca um pouco de água e tira a tampinha ela se esgota e acabo, agora se você colocar água até a borda e tirar a tampa, a possibilidade de romper o tarro é muito grande.
Na Balança, coloca-se os Orixás de todos os dias da semana, e esses Orixás no momento em que chegarem estão anexados uns aos outros, e quando se conecta a energia as pessoas que estão preparadas para receber ou  que já receberam seus Orixás, vão ter um choque e irão receber seu Orixá e se você soltar as mãos está cortando essa corrente de energia, ou seja, é como se estivesse quebrando o tarro de barro, liberando a energia de uma forma errada.
>Por que, em algumas nações, as pessoas não podem saber que se ocupam e no Candomblé pode?

Eu vou responder com a explicação que eu recebi do meu ex-pai de santo, existe uma lenda que diz que foi um acordo entre os Orixás que muitos Orixás,principalmente os de praia, não podem ter essa vaidade com eles e para alguns Orixás não ficarem se sentindo vaidosamente,pois isso não cabe dentro do Orixá por que ele é feito de humildade. E no Candomblé as pessoas sabem que se ocupam por que os Orixás do Candomblé não falam.
>O que é um Santo em Axerê?


O Axerê é justamente não dar tanto impacto entre a matéria e o Orixá, a pessoa que tá com o Orixá inteiro passa para o Axerê para não dar aquela falha de tempo pois a pessoa começa o Batuque na roda e quando se da por conta já esta no fim do Batuque serve para isso ficando a metade matéria e metade Orixá.
>Por que diz em que a pessoa que está no chão, não pode se olhar do espelho?


* Como eu comentei anteriormente, isso é uma vaidade e você não tem que ter essa vaidade e ficar olhando pra matéria que está ali, o que tem que existir  no chão é o respeito com a religião, com o Pai de Santo, com o seu Padrinho e com o seu próprio Orixá, então essa vaidade não tem que existir nessa Obrigação.
>Você já participou ou presenciou um transporte espiritual?

* Eu já assisti a um transporte espiritual mas eu não acredito, por que uma coisa maior e mais perigosa que um Exú, é um Egum e é muito fácil um Egum se passar por um Exú, por Caboclo, por um Orixá ou até mesmo por uma pessoa e por isso eu não aceito esse tipo de transporte.
>Pela sua Doutrina, é correto afirmar que Exú é o Diabo?


* O Exú não é o diabo, na verdade eles acharam a figura ilustrativa do Diabo como uma figura para impor medo nas pessoas,dizer que Exú é o Diabo é o mesmo que dizer que ele é aquele com quem os outros não podem, o mais forte, aquele que você tem que temer, e eles gostam de ter esse título mas o Exú não é o Diabo.
>Qual é a diferença entre Fundamento e Doutrina?

* O Fundamento é a lei maior e a Doutrina é a forma que você aplica essa lei. 
>Qual o fundamento de uma corrente?

* Uma corrente existe para concentrar a energia da casa, se faz essa corrente com todos virados para o centro para alimentar com mais energia aquele interior como comentei anteriormente, no momento que se quebra essa corrente a pessoa está dando vasão para  as  energias boas sair e as ruins entrarem. Por isso numa retirada de Ecó mantem-se a corrente para segura as energias boas e não permitir que energias negativas entrem.
>No caso do falecimento do Pai de Santo, quem fica responsável  pelo centro?


*  Geralmente é a companheira (o) que assume a casa, mas no caso de não haver é o  chamado pai ou mãe pequena da casa, ou seja, a pessoa mais antiga da casa.
>O que é um Balé? 


* O Balé é a casinha dos mortos, um buraco no chão com uma casa de madeira em cima. Para ter um Balé, você tem que ter seu Orumalé completo.
>O que significa quando uma entidade chega virada?


* É quando uma entidade chega (na encorporação) na sua máxima pureza, ou seja, o mais parecido com a realidade dessa entidade, mas isso só acontece quando  ele tiver  um motivo para isso e não é por qualquer motivo.
>O que é um Acará e qual seu fundamento?

* As pessoas dizem que o Acará é um teste por que ninguém aguentaria um Acará,antigamente se pegava um bolo de algodão e abria ele para fazer um cigarro do tamanho de um dedo,pegava uma pimenta inteira rasgava e virava ela do avesso. Colocava a pimenta dentro do algodão e colocava sal grosso enrolava bem apertada e molhava no dendê e tocava fogo e antes de por fogo deixava aquecendo em uma vela quando o sal estourava tacava fogo e o Acará era engolido, mas com tempo descobriu se que o algodão não se desmancha no estômago e não se engole mais.


>LIVRE

* Eu não me considero um Pai de Santo e sim um Zelador da Religião até por que seria incompatível com meu Orixá, e não acho que qualquer pessoa, mesmo com 40 anos de Religião, possa dizer que sabe  o que é a Religião por que a nossa Religião tem milhares de interpretações e cada interpretação diferente, eu não posso criticar ninguém por fazer a Religião da forma que ele aprendeu mas digo uma coisa: Não inventem a Religião"!





(Oxalá imagem do Google Imagens)
          


                           Pai Luiz Coimbra D'Oxalá

2 comentários:

  1. Muito boa essa entrevista,e a idéia desse blog
    também é muito boa,realmente existem coisas que
    não sabemos sobre a religião.
    Bom trabalho pessoal e parabés ao pai Luiz Coimbra!

    ResponderExcluir