Umbanda
é o nome de uma religião afro-brasileira que mistura ensinamentos do
Espiritismo de Alan Kardec, do Catolicismo e de seitas trazidas pelos escravos
africanos, curandeirismo, culturas indígenas, culturas ciganas, entre outros.Uma reunião de fiéis para um ritual de Umbanda é
chamada de "Sessão", dirigida por um homem ("Pai de Santo")
ou por uma mulher ("Mãe de Santo"), também chamados de "Chefe de
Terreiro". De acordo com a crença, eles poderiam incorporar espíritos de
pessoas mortas, chamadas "Entidades". Estes espíritos podem ser
Caboclos (índios), figuras religiosas, doutores, negros africanos ou
brasileiros ("Pretos Velhos", "Pai Joaquim", "Pai
Arruda", "Tia Joana", etc) .Estas incorporações acontecem durante as sessões
no "terreiro", "centro" ou "tenda", um aposento
grande com um altar, onde os membros cantam "pontos", dançam ou
apenas pedem conselhos à entidade. Durante a sessão, o chefe-de-terreiro é
ajudado por homens e mulheres chamados "Filhos de Santo" ou
"Cambonos". Se estas reuniões acontecem na rua, florestas, praias, ou
em lugares externos em geral, são chamadas "Obrigações" , onde os
membros rezam e oferecem alimentos, flores, velas e presentes às entidades.
A palavra umbanda deriva
de m'banda, que em quimbundo significa "sacerdote" ou
"curandeiro".Acredita-se também que a palavra
Umbanda seja uma derivação da expressão "a banda de um", em homenagem a
seus fundadores: Zélio Fernandino de Moraes e seu guia espiritual, Caboclo das Sete Encruzilhadas.
A
Umbanda é estruturada, moralmente, em 3 princípios: fraternidade,
caridade e respeito ao próximo.Admite
um deus gerador
chamado (Zambi),
que é o criador de tudo e todos. Seus adeptos (chamados também de
"umbandistas" ou "filhos de fé") cultuam divindades
denominadas Orixás e reverenciam espíritos chamados Guias.Sua
orientação espiritual ou doutrinária é feita pelos Guias - espíritos que
atuam na Umbanda sob uma determinada linha de trabalho que, por sua vez, está
ligada diretamente a um determidado Orixá. Os guias têm sapiência e consciência
da natureza humana e os atributos para que essa humanidade possa evoluir e
seguir por um caminho melhor.Os
guias se manifestam através da mediunidade dos
médiuns, sendo a prática da incorporação a matriz do trabalho deles - ato pelo
qual uma pessoa médium, inconsciente, consciente ou semi-consciente, permite
que espíritos falem através de seu corpo físico e mental.Os
guias possuem diversos arquétipos pelos
quais se apresentam através da incorporação. Cada arquétipo está ligado a uma
determinada Linha Espiritual. Como exemplos desses
arquétipos podemos citar:§ Pretos-velhos;
§ Caboclos;
§ Baianos;
§ Boiadeiros;
§ Crianças;
§ Exús e Pomba-giras ;entre outros.Os
arquétipos são roupagens utilizadas pelos guias para se apresentarem nos
terreiros e não espíritos que, necessariamente, tenham sido escravos, índios ou crianças,
embora existam aqueles que realmente o foram.Cada
terreiro ou conglomerado de terreiros têm a sua forma de interpretar e
manifestar a Religião de Umbanda. São diversos ritos que diferem de
casa para casa. Alguns utilizam atabaques, já outros, não utilizam tais
instrumentos, preferindo somente o ritmo das palmas e o cântico dos pontos cantados.De
maneira geral, toda gira de Umbanda inicia-se como o processo de defumação -
elemento característico de quase todas as giras - que consiste na queima de ervas e essências,
com a finalidade de limpeza da matéria e do espírito, e do ambiente do terreiro
antes do início da sessão e do trabalho das entidades que ali estarão.
Normalmente as giras se iniciam com os pontos cantados, defumação e a
incorporação.As
giras variam de casa para casa e podem ser de atendimento e/ou de
desenvolvimento, específicas para cada grupamento de entidades, ou seja, gira
de pretos-velhos, de caboclos, de crianças etc.Nas
giras de atendimento os médiuns incorporados pelos seus guias (pretos-velhos,
caboclos, crianças etc), procedem ao atendimento espiritual ao público, em que
todos são convidados a se consultarem com um guia e/ou a tomar um
"passe".Nas
giras desenvolvimento, os médiuns da casa são desenvolvidos pelos guia chefe da
casa ou por outros guias mais experientes, para o trabalho espiritual. O
desenvolvimento (que também varia de casa para casa) consiste em
"chamar" o guia do médium e "firmá-lo" nesse médium até que
ele, o guia, possa incorporar sem a necessidade da ajuda de um guia mais
experiente. Durante o processo de desenvolvimento, os médiuns passam por
diversos rituais, como: amacis, deitadas etc. (Na umbanda, não há incorporação de orixás, e sim de entidades enviadas e falangeiros de orixás.)Os quais são fundamentados
e variantes para cada forma de Umbanda existente.
Fontes:
Em breve, estaremos trazendo mais um pouco sobre definições das religiões de origem africana ,mais conhecido no Sul como "Batuque".
Axé!
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