segunda-feira, 16 de julho de 2012

Entrevista com Pai Marcos D'Yemanjá


                                Pai Marcos e sua esposa Rosimere (Pomba-gira Sete-saias e Exú Veludo).


A entrevista de hoje é com Pai Marcos D’Yemanjá que tem seu Ylê situado  na Rua Gaspar de Lemos 316, no Bairro Navegantes. Nessa entrevista ele fala um pouco sobre ele, sua casa e sua trajetória de vida religiosa.




ENTREVISTA:

> Como se chama seu Ilê e por que você escolheu esse nome?
* O meu Ilê se chama Ilê Afro Pai José de Aruanda Candomblé Oju Omi de Xangô Iemanjá e Oyá, Xangô por causa do meu pai de santo (Pai Nilo De Xangô) Iemanjá por ser meu Orixá de cabeça e Oyá pela minha esposa Rosimere de Oyá.
Meu Ilê foi fundado no dia 7 de dezembro de 1994 completando neste ano 18 anos.,tenho meu próprio Ilê situado no bairro Navegantes, na rua Gaspar de Lemos.
> Qual é a sua formação, pela Religião?
* Sou Filho de Santo do Pai Nilo D’Xangô(Reino de Yemanjá Candomblé de Xangô).
> Por que você escolheu entrar para essa religião e o que motivou a abrir um centro espirita?
* Me criei dentro da religião, e completei 20 anos de apronte no dia 2 de junho. Antes de me tornar pai de santo, passei por muitas casas como alabe, toquei e participei de várias obrigações  e sempre tive vontade de ter minha própria casa, já nasci com essa ideia e hoje eu sou Pai de Santo e tenho meu próprio Ilê.
> Seus filhos (carnais) e a sua esposa são dessa Religião por qual motivo?
* Quando conheci minha esposa, ela já era da religião, minhas filhas entraram por ver o andamento das coisas, mas antes que elas fizessem alguma obrigação, eu sentei e conversei com elas e expliquei que a Religião é uma coisa séria e de grande responsabilidade, pois elas teriam que, muitas vezes, abrir mão de festas e coisas do tipo para cumprir com obrigações da Religião.


> Qual a nação da casa? Fale um pouco sobre.
* Candomblé de Angola, o Candomblé a árvore da Religião, todos são de Candomblé, pois ele é dividido em Candomblé de Jêje, Candomblé de Angola e por ai vai.
> Como funciona o sistema da casa?

Geralmente realizamos terreiras duas vezes nos mês e em datas festivas para que não se torne cansativo para os frequentadores.
Meu Ilê realiza um trabalho de proteção ao meio ambiente fazendo a entrega de trabalhos em determinados lugares, de forma que não  polua e nem denigra a imagem da Religião aos olhos de uma pessoa leiga.
Sou filiado a URUMI (União Rio-grandina de Umbanda e afro Mãe Iemanjá)e tenho orgulho da minha Religião.




 > Existe algum critério para frequentar a casa? Qual?
* Ter respeito acima de tudo, tanto com os frequentadores antigos na casa como também com os Orixás e Guias.
> Cite algo feito na Religião que você não concorda.
* Existem duas coisas que não concordo, com a mistificação, o “Pai” se vestir de Santo para falar o que tem vontade, e o pior de tudo, e o fundamento e as coisas antigas que estão se perdendo.
> O que é necessário para uma pessoa se tornar seu filho (a) de Santo?
* Antes de mais nada ser amigo e verdadeiro, pois não existe função numa casa se não houver amizade e cumplicidade de ambas as partes.
> E para apenas frequentar a casa (assistência)?
* A casa é aberta, uma casa de Religião não deve descriminar ninguém. Se entrar um mendigo na casa, como já aconteceu, ele terá o mesmo tratamento como uma pessoa normal, tanto em dia de festa quanto em dia normal.
> Qual foi a primeira entidade que você recebeu?
* Minha primeira entidade foi o Preto-velho Pai José de Aruanda.
> Por que o sacrifício de animais é tão essencial na Religião?
* O sentido do sacrifício esta na Bíblia, Deus ordenou a Moisés que sacrificasse seu filho para provar sua fé e no instante em que seria feito, Deus ordenou que ele cortasse um cordeiro e essa passagem da bíblia esta exposta até os dias de hoje na famosa frase cordeiro de Deus que tirai os pecados do mundo.
> Existe um tempo determinado para que um filho de santo se apronte (receba seus axés, santos...)?
* Existe sim, pois o termo Aprontar-se indica que não é mais necessário o Pai de Santo para colocar a mão nas obrigações, mas até se aprontar leva se, no mínimo, 7 anos para aprontar tanto o Filho de Santo quanto o Orixá, aprender a dançar, fazer trabalhos etc. Após os 7 anos, se o  Filho tiver condições de levar seus axés e abrir seu Ilê deixando de ser um fruto para se tornar uma árvore.
> Qual a sua opinião sobre pessoas que tem dinheiro se aprontarem no tempo que desejam?
* É uma tristeza, acho que não tem outra denominação, por que uma pessoa que se apronta sem fundamento, não tem nada a oferecer aos outros, ou seja, é uma pessoa vazia.
> O que é um Ecó?
* A palavra Ecó significa ação de despachar ou ritual de despachar para o Exú ou Orixá, dependendo da situação do ritual que está sendo realizado.
> Por que se soltam os Exús no carnaval?
* A função do Exú já diz, festa do diabo, festa da carne,entre outros. Soltam-se os Exús para nos defender nesta época, para cobrar promessas, para brincar seguramente sem problemas, junto com Exú nos divertimos e ao mesmo tempo levam tudo de ruim para longe.

                                            

                                      Batizado realizado pelo Caboclo de Pai Marcos.


> Livre!
Religião só é discutida por quem sabe e por quem respeita. Quem não tem fundamento nem respeito não pode jamais discutir religião.
O ser humano está criando uma barreira entre o mundo espiritual e ele mesmo, afastando cada vez mais as entidades das pessoas e chegará o dia em que o filho chegará ao terreiro e verá que as entidades não estão mais chegando.
Palavras de Pai Agostinho e Pai José de Aruanda (fundador da casa).
Agradeço pela oportunidade de dar meu parecer sobre a religião.





Contatos através do Orkut: marcos de iemanjá
Atendimento de segunda á sábado. A partir das 14 hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário