( Foto retirada do Google Imagens )
Denomina-se Umbanda Branca,aqueles que trabalha unicamente com Pretos Velhos e Caboclos.Esquecendo que onde se pratica o espiritismo, existe todo tipo ou grau de espírito.Exu é um dos grandes pontos de conflito na Umbanda com relação a outras Religiões, por falta de entendimento.
Muitos acreditam que nossos Exu são demônios maus, ruins, perversos, que bebem sangue e se regozijam das perversidades que podem provocar. Para nós Exu é um Orixá, mas por que este Orixá, irmão de Ogum animado, gozador, alegre, divertido, sincero e sobretudo amigo é comparado com demônios das profundezas macabras dos Infernos?
Bem, para conhecer esta história vamos viajar para 6.000 anos atrás, local, Mesopotâmia. A Demonologia mesopotâmica influenciou diversos povos, Hebreus, Gregos, Cristãos e outros que sobrevivem até hoje. Na Mesopotâmia, os males da vida que não constituíssem catástrofes naturais eram atribuídas a fazer isso. Os Bruxos, para combater as forças do mal tinham que conhecer nome dos Demônios e perfaziam enormes listas.
( Foto retirada do Google Imagens )
O Demônio mau era conhecido genericamente como Utukku, o grupo de sete (7) Demônios maus é com frequência encontrado em encantamentos antigos. Se dividiam em machos e fêmeas, tinham a forma de meio homem ou mulher, cintura e pernas de cabra e garras nas mãos. Os Demônios frequentavam os túmulos, caminhos (encruzas), lugares ermos, desertos, especialmente durante a noite. Nem todos Demônios eram maus, havia os bons que combatiam os maus, os benignos são representados como gênios guardiões em número de sete (7) que guardam as porteiras, portas de templos, cemitérios, encruzas, casas e palácios.
Bem, os negros em suas Senzalas nas quais os brancos achavam que era forma dele eles saudarem os Santos, incorporavam alguns Exus com seu brado e jeito maroto e extrovertido assustavam os brancos que se afastavam ou agrediam os médiuns dizendo que eles estavam possuídos pelo Demônio.
Com o passar do tempo, os brancos tomaram conhecimento dos sacrifícios que os negros ofereciam a Exu, o que reafirmou sua hipótese de que essa forma de incorporação era devido ao Demônio. Assim, como Exu não é bobo assumiu, sem dizer que sim ou que não, esse esteriótipo colocado pelos brancos.
( Foto retirada do Google Imagens )
Texto retirado do livro: Umbanda e Quimbanda de Ety J. Pepino de Aguiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário